quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

PARABÉNS SÃO PAULO!

“Busquem a prosperidade da cidade para a qual eu os deportei e orem ao SENHOR em favor dela, porque a prosperidade de vocês depende da prosperidade dela”. Jr.29.7 NVI.

“Cidade minha, aqui meu ninho, meu verso aqui.
Que Deus me guie, que Deus me escute, que eu cante e lute, mas não esqueça de ti,
mas não me afaste de ti. Nunca me afaste de ti”.[1]

Neste 25 de janeiro São Paulo esta a comemorar o 454º aniversário de sua fundação. A cidade nossa está em festa. Ela, que em 1975 era a 6ª cidade do mundo, no ano de 2000 seria a 2ª, caso continuasse a crescer demograficamente nos índices até então observados.[2] Encontra-se hoje entre as três maiores megalópoles da terra.
Nossa cidade, e toda cidade, constitui lugar de paradoxos. Nela coexistem enorme pobreza e imensa riqueza; cultura e deterioração encontram-se lado a lado; seus estilos de vida e anonimato atraem multidões, mas ao mesmo tempo as impulsionam à busca de comunhão e identidade. [3]
Por outro lado, a cidade é algo criado pelo homem, e apresenta, por isso, as marcas de sua finitude e também de sua pretensão de viver independentemente de Deus.[4]
Cidade é lugar em que a maldade assume proporções gigantescas, na medida em que ela produz massificação, anonimato, heterogeneidade (pluralismo), mobilidade, conflito, secularização e mudanças rápidas.[5]
A cidade constitui, entretanto, alvo do amor de Deus. Não foi Ele quem disse a Jonas: “Vai à grande cidade de Nínive”? Não chorou Jesus sobre Jerusalém? E não foi o mesmo Senhor quem falou a São Paulo, em Corinto: “ainda tenho muito povo nesta cidade?. [6]
Diz bem George Sweeting que “a cidade pode ter começado com Caim, mas chegará ao clímax com Cristo. Temos de lembrar que o destino dos remidos será urbano”. [7]
Não aguardamos, como remidos por Cristo, a nova Jerusalém de que fala o Apocalipse? Então, enquanto ela não vem, trabalhemos pelo bem de São Paulo, cidade nossa, berço onde nascemos ou comunidade para a qual Deus nos trouxe, oremos por ela e seus governantes, amemos São Paulo, nela diligentemente invistamos talentos e dons, na diversidade de nossas profissões e falemos do amor de Jesus Cristo ao coração dela. Certamente essa é a vontade de Deus.







[1] GIÓIA JR. Balada para uma Cidade Desumana, in: Cristo para os humildes. Belo Horizonte: Betânia, s/d.
[2] Li ROSE, & C. K. HADAWAY. The urban Challenge, Nashville: Broadman, 1982.
[3] William HERBERG & Eliseos CRAIG. The Urban Mission. Grand Rapids: Wm Eerdmans, 1972.
[4] Jacques ELLUL. The Mcaning of City. Grand Rapids: Wm Eerdmans, 1970.
[5] F. M. DUBOSE. A Theology of Urbanism in: How Church Grows in a Urban World. Nashville: Broadman, 1978.
[6] Jonas 1.2 e 3.1,2; Mateus 23.37, Atos 18.10.
[7] George SWEETING. The City a Mafter of Conscience. Chicago: Moody Press, 1972.

Um comentário:

Purin Jr. disse...

Parabéns, pr. Irland, pela bela e apropriada reflexão. Forte abraço, pr. Purin