sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Dia da Criança

Gosto de crianças. E sinto que elas gostam de mim.

Quero por isso abraçar, beijar e abençoar, além de minhas bisnetas Deborah, Rebecca e Rachel, todas as crianças, neste seu dia, cumprimentando seus pais biológicos ou do coração, e a eles lembrando as necessidades de seus filhos. Adverte o Livro de Deus: “Pais, não irritem seus filhos, antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor”. (Ef 6.4).
Que a criança precisa? Que sua criança precisa?

Criança precisa de ambiente familiar, amigo e acolhedor.

Criança precisa de educação para a vida e o convívio na sociedade humana.

Criança precisa de educação moral e espiritual, em que assimile valores necessários à boa formação de seu caráter.

Criança precisa de disciplina, portanto, de limites.

Criança precisa de brincar e de relacionar-se com gente de sua idade. Não basta arranjar vídeo-games e oportunidade de atividades lúdicas, se ela ficar sozinha.

Criança precisa de carinho, do toque pessoal e amigo de seus pais e das pessoas com que se relaciona, na família e na escola. Não basta uma presença virtual.

Criança precisa de segurança, sorriso, aceitação e sentimento de pertença.

Criança precisa de modelos, de exemplos, pois aprende muito mais com os olhos que com os ouvidos, e especialmente quando se harmonizam em nós, adultos, o que dizemos com o que fazemos.
Criança precisa de Jesus. Ele diz hoje como há 2000 anos: “Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos Céus pertence aos que são semelhantes a elas”. (Mt 19.14).

Nenhum comentário: