terça-feira, 25 de setembro de 2007

O SEGREDO DA SEQUÓIA!

“Veja! O inverno passou... aparecem flores na terra e chegou o tempo de cantar”. (Cantares 2.11,12 NVI)

Estamos recebendo, felizes, a Primavera, e há pouco celebramos o Dia do Meio Ambiente, antigo Dia da Árvore.
Esses fatos me remeteram a uma reflexão que escrevi vinte e oito anos atrás, precisamente no começo da primavera de 1979, e editei no Boletim Dominical da Primeira Igreja Batista em São Paulo Aqui vou reproduzi-la, mutatis mutandis.

Primavera é tempo de flores, de alegria, de verde, de vida. É ocasião propícia para pensar nas árvores e no que oferecem de lições para nossa vida.
E é sobre uma das árvores mais famosas do mundo que o convido a refletir: a sequóia.
Você sabe o que ela é?
É uma árvore pertencente ao gênero das coníferas, caracterizada por seu grande porte, atingindo de em média 75 metros de altura, tendo o seu tronco o diâmetro de cinco metros ou mais!
O mais notável dessa espécie botânica é sua longevidade, pois ela pode chegar a 1.500 ou até 2000 anos de existência!
Que explica a grandeza, a fortaleza e a longevidade das sequóias?
Ao visitar Muir Woods, em São Francisco, na Califórnia, tive a oportunidade de conhecer as sequóias e, deslumbrado, buscar informações sobre o segredo delas.
Descobri, então, que elas não apenas aprofundam raízes, crescendo bastante para baixo; as sequóias localizam-se numa região onde cai do céu uma neve ou umidade constante, que lhes alimenta as raízes e o tronco, e as torna robustas e longevas.
A sequóia é bem uma figura do que deve ser a pessoa humana e com ela acontecer.
Para que sejamos fortes, resistentes, verticais, é mister que cresçamos no aprofundamento de nossas raízes, no conhecimento de Deus, da virtude, do bem. Aliás, diz a Escritura Sagrada que quem medita na Palavra de Deus é como “árvore plantada junto a águas correntes”. (Salmos 1.3 NVI).
É necessário também que busquemos o ambiente propício ao nosso crescimento moral e espiritual; que escolhamos bem as amizades e o meio.
É evidente que a vida nos coloca em situações difíceis, de desgaste, de tribulação, de tempestade, de múltiplas provações e tentações, tornando imperativa a busca do ambiente de afinidade espiritual onde recuperemos energias e obtenhamos capacitação a uma vida reta, positiva, criadora e de integridade. As companhias e o meio exercem grande influência sobre nós. Daí a sabedoria popular repetir: “Dize-me com quem andas e dir-te-ei quem és”. O que faz coro com a declaração bíblica: “as más conversações corrompem os bons costumes”.
Raízes profundas, alimento constante, ambiente propício (com a neve do céu), eis o segredo das sequóias.
É de igual modo nosso segredo para a beleza, a fortaleza, a longevidade e a felicidade.
Seja como as sequóias!

Nenhum comentário: