terça-feira, 16 de outubro de 2007

Salve o Médico!

Dezoito de outubro é o Dia do Médico, ocasião especial para lembrar e homenagear uma categoria profissional tão importante para grandes e pequenos, homens e mulheres, idosos e crianças.
Com efeito, conscientes ou não disso, os médicos são pessoas que Deus provê e envia para abençoar os que sofrem, na medida em que utilizam ciência e recursos técnicos para cuidar de seus pacientes.
Creio que o médico não é só um profissional. É indivíduo, homem ou mulher, vocacionado por Deus e detentor de um mandato da sociedade humana, com a missão de ajudar a manter o dom da vida, trazer equilíbrio e beleza à existência humana, promover o bem estar e produzir alegria, pois saúde é alegria.
Em minha experiência de vida, tenho precisado de médicos e já fui atendido por homens cujas mãos trouxeram alívio, segurança e esperança , em momentos de sofrimento, desconforto e inquietação.
Vim ao mundo amparado por mãos de um médico dedicado: o Dr. Antônio Garchet, lá no município de S. Fidélis, RJ, há mais de 73 anos. Depois de viajar a cavalo por mais de três horas, ele chegou em nossa casa humilde para aliviar o sofrimento de minha mãe e me fazer nascer.
Verifico, entretanto, que só com o avançar dos anos vimos a conhecer mais profissionais de medicina, de especialidades diversas, como, por exemplo, o obstetra e pediatra, no começo da vida e o geriatra, na idade avançada. E então aprendemos a valorizar o trabalho relevante e precioso que realizam.
Se por um lado a enfermidade traz fragilidade e dependência, por outro ela aguça as antenas da sensibilidade e as intuições mais profundas do ser humano.
Abatidos, discernimos as pessoas que cuidam de nós com profundo interesse humano e as que de nós se acercam como se fôssemos mero objeto de observação ou experimentação terapêutica. Então nos sentimos gente e gente importante, ou meros seres a padecer num leito de dor.
Enfermos, nos limites da vida e do conforto humano, descobrimos que o médico é como pai ou mãe, irmão ou irmã, filho ou filha, amigo ou amiga que gostaríamos de ter por perto, solícito em socorrer-nos e aliviar-nos da dor ou desconforto.
O médico é ao mesmo tempo e por isso, ainda que não se dê conta, representante de Deus, a socorrer-nos e ajudar-nos nas enfermidades e sofrimentos pessoais ou de nossa família, e um dos nossos parentes mais chegados, junto de nós.
Por tudo isso, quero homenagear e agradecer nossos médicos, solícitos e competentes. Saibam que estão guardados do lado esquerdo de nosso peito! E por sua vida e desempenho profissional louvamos a Deus, neste seu Dia!
Diz aforisma em inglês que “o amigo na necessidade é amigo de verdade”. (A friend in need is a friend indeed). Obrigado, portanto, amigos!
Deus, Senhor da vida e da ciência, abençoe todos os médicos, em todos os lugares, nos maiores ou menores centros de medicina, e em todas as áreas de sua especialidade e atuação, fazendo prosperar diariamente o labor diligente de sua inteligência e de suas mãos.
SALVE O DIA DO MÉDICO!

2 comentários:

Oliveira de Araújo disse...

Já li o seu ótimo texto. Vou mesmo recomendar o seu blog - que está excelente! - aos meus irmãos e amigos médicos.
Que o Senhor continue abençoando a sua vida. Ele cuida de nós: Salmo 40.17.
Obrigado por tudo.
Oliveira de Araújo

Jorge Wilson disse...

Caríssimo pastor que me batizou no Meier. Grato pelas palavras . Precisamos conservar o romantismo em nossas profissões, seja a de médico, pastor ou qualquer outro que goste de trabalhar com gente.
Deus também gosta!
Parabéns pelo blog
Jorge Wilson Nogueira Neves
Nosso blog se quiser nos visitar: jwilson.blog.uol.com.br