quarta-feira, 31 de outubro de 2007

AFIRMAÇÕES DE NOSSA FÉ

Este 31 de outubro de 2007 assinala o 490º aniversário da chamada Reforma Protestante. Foi nesta data, em 1517, que Martinho Lutero (1483-1546) afixou na porta da capela de do Castelo de Wittenberg as noventa e cinco teses ou proposições com que exprobrava os desmandos da Igreja dominante e especialmente a venda de indulgências plenárias, apregoada por Tetzel.

Iniciada por líderes e mártires como João Huss (1373-1415) e João Wycliffe (c.1329-1384), deflagrada por Lutero e seguida por Melanchthon (1497-1560), Zuínglio (1484-1531) e Calvino (1509-1564) e outros homens de Deus, a Reforma constituiu oportunidade para afirmar a fé cristã, tanto mais fiel quanto mais firmada nas Santas Escrituras. Os princípios de sola Scriptura, sola fide, sola gratia e solus Christus constituem leit-motiv da fé evangélica ao longo dos séculos.
É oportuno reafirmar nossa fé, em meio à incredulidade, violência e perda de rumo teológico e moral de nossos dias.
Pois bem.
Que nós cremos, como cristãos e evangélicos e, no meu caso, batistas? Ofereço ao leitor algumas afirmações de fé, com a indicação de porções bíblicas em que estão fundadas.

1. Cremos no Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. É em nome dessa bendita Trindade que fomos batizados e do Deus trino recebemos todas as bênçãos – (Mt 28.19,20; Ef 1.3-13).

2. Cremos num Deus misericordioso que nos salva por meio de Jesus Cristo, e só Dele – (1Tm 2.3-6).

3. Cremos que Jesus Cristo é o único mediador (solus Christus) entre Deus e os homens, os homens e Deus. Nem a mãe de Jesus, nem os apóstolos, nem seus ministros podem construir a ponte entre o homem e Deus. Só Jesus Cristo-Homem é o Mediador. (At 4.12; Jo 14.6; 1Tm 2.3-6). Temos livre acesso a Deus, por meio de Cristo, sem carecer de sacerdócio ou santos que nos aproximem do Eterno.

4. Cremos que a salvação é somente pela graça (sola gratia), sem os méritos humanos. Ela começa no ato de fé em Cristo, mediante a qual somos perdoados e declarados justos, porque revestidos da justiça de Cristo. O Espírito Santo passa a habitar em nós, concedendo-nos poder, dons e capacitação para servir. Ele nos santifica e produz em nós o fruto do Espírito, que é o caráter de Jesus Cristo. A salvação chegará à sua consumação, com nossa glorificação depois de sua volta gloriosa de nosso Salvador e Senhor. Nós nos preparamos para a 2ª Vinda de Jesus. (Ef 2.8,9; Rm 5.1,2; Ef 1.13,14; At 1.8; Gl 5.22, 23; At 1.9-11; Rm 8.16,17).

5. Reafirmamos crer que a salvação é somente pela fé (sola fide), em Jesus Cristo, mediante nosso arrependimento – (Ef 2.8; Mc 1.15).

6. Cremos que só as Escrituras constituem o registro fidedigno da revelação de Deus e única autoridade em matéria de fé e conduta (sola Scriptura) – (2Tm 3.16,17; 2Pe 1.19-21).

7. Cremos na igreja uma, santa e apostólica, como instituída por Jesus e da qual ele é o Cabeça único e insubstituível. Jesus é o Senhor dela, pois a comprou com seu próprio sangue – (Mt 16.18; Cl 1.16-20; At 20.28).

Num tempo como este, vale lembrar as palavras atribuídas a Voetius: Ecclesia Reformata semper Reformanda est. Isto é, a Igreja Reformada sempre sendo reformada, sempre submetida à reforma. Reforma não em decorrência ou imposição de modismos humanos, mas, sim, operada pelo próprio Deus. Reforma resultante de retorno decidido e corajoso às origens e fundamentos da Igreja em Jesus Cristo, único Senhor, e nas Escrituras Sagradas, nossa única regra de fé e conduta.
Parabéns à comunidade cristã e evangélica, do Brasil e de todo o mundo!

6 comentários:

Purin Jr. disse...

Obrigado, Pr. Irland, por tão precioso texto. Que Deus o abençoe para que outras contribuições como estas cheguem até nós. Forte abraço, Pr. Purin

Ricardo disse...

Amém! Quero também que minha vida esteja em constante reforma vinda diretamente do Alto. Assim como foram afixadas as 95 teses, "as afirmações do nossa fé" desse texto maravilhoso deveriam estar fixas diante de nossos olhos, mentes e corações.

Ricardo disse...

Li no site do filme Lutero, que ele tinha na memória todo o NT, e também porções do VT. Enquanto minha fé e memória são fracas, vou salvar as sete afirmações de fé desse texto para posteriores estudos, consultas, enfim, afirmações de fé até que Ele venha!

Flavio Paiva disse...

Eu o conheço um pouquinho.
Tenho uma foto com o irmão, a ocasião era de festa, um dos aniversários da PIB de Queimados/RJ.
Fiquei muito feliz em ter podido na ocasião apertar-lhe a mão e passar o púlpito no momento em que o irmão iria entregar a mensagem de nosso Deus.
Sou "cria da PIBQ", entreguei-me a Cristo no ano de 1991, hoje sou pastor, isso já á 04 anos, estou em Brasília, meu nome é Flavio Paiva, e-mail: pastorflaviopaiva@gmail.com
Se o irmão conseguir um tempo vou ficar muito contente com as orações e contato do Pastor.

Graça e Paz


Pr. Flavio Paiva

Conselho de Pastores de Pouso Alegre disse...

Saudações Cristãs.

É com muita alegria que venho lhe convidar a estar conosco no dia 26 de Junho no café com os Pastores que ocorrerá na Igreja Batista Bíblica, que se encontra localizada à Rua: Santos Dumont nº 314 - Centro de Pouso Alegre - Igreja esta presidida pelo Pastor Valdemir Custódio de Souza (Pastor Valdo).
Nesta ocasião bela estaremos recebendo como preletor o Pastor Irland Pereira de Azevedo que por muitos anos presidiu a 1ª Igreja Batista de São Paulo na Praça Princesa Isabel e foi também Professor na Faculdade Batista de São Paulo.
Receber Pastor Irland Pereira de Azevedo nos é uma honra muito grande e ouvir sua prédica ainda mais, por isto venho convidar-lhe a estar conosco nesta data tão memorável.

Programação:
Café com os Pastores na data de 26/06/2010
Local:
Igreja Batista Bíblica
Rua: Santos Dumont nº 314 - Centro
Das 8h30 as 9h30 Café de confraternização.
Das 9h30 as 11h00 Orção, Louvor e a Ministração da Palavra de Deus.
Das 11h00 as 11h30 Agradecimentos e entrega do Edital de convocação para a Eleição do próximo mês.

Para que possamos aproveitar ao maximo esta reunião de ministração da Palavra de Deus, quero lhe comunicar que nosso café dar-se-a pontualmente as 8h30 até as 9h30 e em seguida nossa reunião de oração e ministração da palavra de Deus, deixando a pauta do dia para o final da ministração até porque será apenas os nossos agradecimentos e entrega do edital de convocação para a eleição que ocorrerá nos mês sete.

Certo de poder contar com sua valiosa cooperação nesta data em Cristo Subscrevo:



Pastor: Davi Elias Domingos
Presidente do CIMEPAR

Paulo Polaco disse...

Glória a Deus!!! Aleluia!!!!

Obrigado pelas mensagens verdadeiras, eu, e minha esposa Sheila, filha de Samuel e Zilah, agradecemos a Deus, por sua vida.
Fique na Paz!!!
Um grande abraço!!!
......Paulo Ricardo.